Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação
IF Fluminense campus Campos-Centro
TEMPO DE DURAÇÃO DO CURSO: 10 semestres (5 anos)
TURNO: integral
REGIME: seriado semestral
LOCAIS DE OFERTA: campi Campos-Centro e Macaé
COORDENAÇÃO: João José de Assis Rangel
Finalidades e objetivos do curso
O curso de engenharia de controle e automação é um curso com ênfase industrial, especificamente no projeto de sistemas de controles automáticos para indústrias diversas.
As disciplinas que compõem a estrutura curricular do curso estão organizadas em três núcleos - básico, específico e profissionalizante – que, de forma articulada, procuram levar o aluno a construir os conhecimentos relacionados com automação de sistemas de manufatura, atendendo às empresas de transformação que trabalham com operações mecanizadas e seqüenciais (indústria aeroespacial, automobilística, de açúcar, alimentícias e mobília), além daqueles necessários para atender a demanda de sistemas automáticos nas empresas de produção de forma contínua e em batelada (indústria de álcool, petróleo, petroquímica, celulose, cimento, siderurgia e nuclear).
Para conclusão do curso o aluno deve cumprir ainda como requisitos da sua formação, o estágio supervisionado em ambiente empresarial, desenvolvendo atividades pertinentes ao perfil profissional da área, bem como a elaboração de um projeto de conclusão de curso.
As atribuições do engenheiro de controle e automação em uma indústria vão desde a humanização do ambiente, reduzindo a atividade laboral em setores insalubres e/ou de maior risco ao trabalhador e a especificação e documentação técnica dos projetos de automação das novas instalações industriais, até o projeto e implementação de sistemas de controle avançados para a otimização das malhas de controle já existentes, passando pela coordenação e supervisão de equipes de automação formadas por técnicos de automação e demais profissionais.
As indústrias, de forma geral, necessitam cada vez mais de profissionais altamente qualificados que possam prover, com soluções e projetos de baixo custo e alta eficácia, suas plantas de processo e é, neste sentido, que o IF Fluminense, em seus campi Campos – Centro e Macaé, oferta o Curso de Engenharia de Controle e Automação Industrial em consonância com as atuais necessidades do mercado.
INFORMAÇÕES
IF Fluminense campus Campos-Centro
Rua Dr. Siqueira, 273 - Parque Dom Bosco
Campos dos Goytacazes/RJ - CEP: 28030-130
TEL.: (22) 2726 2921 / 2726 2920

