Você está aqui: Página Inicial Campi Centro Cursos Pós-Graduação

Cursos de PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU

— registrado em: ,

O Instituto Federal Fluminense, campus Campos-Centro, conta atualmente com seis cursos de Pós-Graduação totalmente gratuitos, sob a coordenação geral da professora Odila Carvalho Mansur. Sejam bem vindos aos cursos de Pós-Graduação que oferecemos:

Sejam bem vindos aos cursos de Pós-Graduação que oferecemos:


EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Tempo de duração do curso - 360 horas

Área de concentração: Planejamento Urbano e Regional

Público-alvo: profissionais de nível superior com experiência em Educação Ambiental ou atividades voluntárias de militância ambientalista.

 

 

Objetivo: Preparar profissionais fortalecidos tanto pelo conhecimento teórico das dimensões ambiental, de mediação de conflitos e da educação, quanto pela forma de abordagem das questões tecnológicas relacionadas à promoção da sustentabilidade regional.

Objetivos específicos:

Capacitar gestores e formadores de opinião, dotando-os de informações e métodos que permitam desfazer mitos difundidos por um conjunto de crenças que contribuem para uma visão de mundo conservadora do ponto de vista sócio-ambiental;

Promover a socialização do saber no campo ambiental distribuindo-o de maneira espacialmente estratégica em Campos dos Goytacazes/RJ e arredores;

Estimular o encontro entre profissionais da Educação, Ciências e Engenharias, de forma a estimular o enriquecimento dos seus arcabouços teóricos e o desenvolvimento de metodologias interdisciplinares, estendendo sua rede de relacionamentos;

Ampliar a discussão da Questão Ambiental para além dos temas fauna e flora, buscando a compreensão de que aspectos urbanos e regionais - que vão de questões demográficas até padrão de desenvolvimento preconizado - interferem radicalmente na qualidade ambiental e se submetem ao modelo e à eficácia da educação que se pratica nos diversos ambientes societários; 

Promover ações que permitam uma difusão mais freqüente e sistemática de conhecimentos e práticas que ajudem à população local a perceber os aspectos críticos em que se encontram a maioria recursos naturais e a necessidade de estabelecimento de novas alternativas de desenvolvimento, com vistas à promoção da sustentabilidade regional;

Privilegiar a discussão de questões ambientais mais prementes como: energia, mudanças do clima e escassez de água.

Disciplinas e Ementas [aqui]

 

LITERATURA, MEMÓRIA CULTURAL E SOCIEDADE

Tempo de duração do curso - 360 horas

Áreas de concentração: Literatura, História, Comunicação Social, Artes

Público-alvo: graduados em Letras, História, Comunicação Social Artes e áreas afins.

 

Objetivos:

Qualificar especialistas levando em conta as exigências impostas pelos novos Parâmetros Curriculares Nacionais, marcados pelo diálogo entre disciplinas que estudam o homem e seu modo de pensar e seu agir social, tendo como ponto de análise a Literatura e a importância do texto para a apropriação cultural.

Promover a reflexão crítica quanto à tradição na formação do professor como elemento fundamental na preservação de valores sociais e culturais.

Disciplinas e Ementas [aqui]

 

ANÁLISE E GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Tempo de duração do curso: 360 horas de aulas presenciais e 180 dias para conclusão da monografia

Áreas de concentração: Metodologia, Técnicas de computação

Público-alvo: profissionais graduados nas áreas de computação, com experiência em desenvolvimento ou gerência de sistema de informação.

 

Objetivos:

O Programa de Pós-Graduação em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas de Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IF Fluminense) visa, prioritariamente, capacitar profissionais da área de Desenvolvimento de Software a construir sistemas de software de qualidade, através da aplicação de princípios, metodologias e processos de software e de gerência de projetos. Além disso, os alunos se tornarão capacitados a selecionar um modelo arquitetural adequado para os seus sistemas, a desenvolver e reutilizar componentes com alto nível de qualificação,  a avaliar e garantir a qualidade dos produtos gerados pelo processo de desenvolvimento de software, dentre outras habilidades.
Como objetivos específicos, o Programa de Pós-Graduação em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas de Informação  visa promover:

O fortalecimento do quadro de especialistas em Gerência e Desenvolvimento de  Sistemas de Informação da região e do país;

O aprimoramento de docentes nas áreas de competências afins à sua atuação e/ou de interesse;

A complementação da formação do profissional de nível superior que atua na área de desenvolvimento e gerência de software, proporcionando capacitação nas tecnologias voltadas para a construção de sistemas reutilizáveis, de fácil manutenção e flexíveis;

A realização de estudos e pesquisas acadêmicas e aplicadas que resultem na melhoria da qualidade e produtividade dos produtos e serviços de software;

A criação e a continuidade de espaços propícios à análise e reflexão crítica das possibilidades e dos impactos relativos à adoção de técnicas avançados referentes à construção de sistemas;

A consolidação de ações voltadas para a integração Universidade-Comunidade, via o desenvolvimento de projetos de pesquisas em parceria com as empresas e outras instituições da região;

A criação de linhas de pesquisa onde os professores da Informática do IFF, Mestres e Doutores, possam atuar em conjunto, visando futuramente a abertura de uma pos-graduação Stricto Sensu na área.


Como conseqüência dos objetivos listados acima, o curso de Pós-Graduação lato sensu em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas de Informação tem ainda o propósito de colocar à disposição das empresas e instituições locais e regionais, conhecimentos e recursos tecnológicos atualizados, que lhes assegurem melhores condições de, independente do gênero ou tamanho, competirem com suas congêneres.

Disciplinas e Ementas [aqui]

 

DOCÊNCIA NO SÉCULO XXI

Tempo de duração do curso: 388 horas 

Área de concentração: Tópicos específicos de Educação

Público-alvo: licenciados e bacharéis de todas as áreas do conhecimento que tenham interesse em docência.

 

Objetivos Gerais:

Construir competência técnica-científica para a docência no ensino superior e médio/ técnico, alicerçada em uma visão mais ampla, abrangente, reflexiva e integrada de sociedade.

Possibilitar ao professor uma formação abrangente nas dimensões: cultural, política, epistemológica, ética e estética, que o torne apto a desenvolver estratégias educativas democratizadoras de acesso ao conhecimento, numa perspectiva sócio-histórica. 

Disciplinas e Ementas [aqui]

 

EDUCAÇÃO DO CAMPO

Tempo de duração do curso: 368 horas

Área de concentração: Educação Rural

Público-alvo: licenciados em educação, bacharéis ou outros graduados em nível superior, servidores municipais, estaduais, movimentos sociais do campo, sindicatos rurais, colônias de pescadores, participantes de movimentos rurais, populações campesinas, quilombolas e assentados, dentre outros.

 

 

Objetivos Gerais:

Promover formação teórica e prática sobre educação do campo; Proporcionar uma prática educativa a partir do diálogo com as grandes questões de educação e de desenvolvimento social, a fim de desenvolver uma formação crítica;  Desenvolver projeto educativo em articulação com estratégias específicas de desenvolvimento humano e social do campo e de seus sujeitos.

Projeto Pedagógico [aqui]

 

GESTÃO, DESIGN E MARKETING

Tempo de duração do curso360 horas

Áreas de concentração: Ciências Sociais Aplicadas, Desenho Industrial, Programa Visual

Público-alvo: gerentes de micro, pequenas e médias empresas com formação em nível superior, profissionais de design e áreas afins, empresários, gestores de empresas.

 

Objetivo geral: Capacitar gerentes de empresas a desenvolver e lidar com os conceitos de design e marketing como diferencial competitivo para as organizações. Desenvolver redes de relacionamento e conhecimento pessoas e organizações da área e afins. Estabelecer paradigmas relacionados ao desenvolvimento local através da  capacitação de profissionais empreendedores na gestão da inovação dentro de suas áreas de atuação.  

 

Objetivos específicos : Produzir, através da prática e da pesquisa aplicada, conhecimentos e tecnologias em consonância com as exigências do mundo atual; Prover o mercado de profissionais qualificados para ocuparem postos de trabalho na área de gestão em Design e Marketing; Preencher a lacuna existente no campo de formação na região; Proporcionar ao discente uma introdução gradual e sistemática no universo da gestão, design e marketing, de modo a capacitá-lo plenamente para atender demandas diversas.

 

Projeto Pedagógico

Calendário 2012

 

ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO NAVAL EM METALURGIA E SOLDAGEM

Curso a ser implantado através de uma parceria entre o IFF e a Universidade Tecnológica Nacional - Faculdade Regional Buenos Aires.

 

Áreas de concentração: Metalurgia, Soldagem

Público-alvo: profissionais graduados em áreas relacionadas à indústria do petróleo e naval.

 

Ações do documento