Você está aqui: Página Inicial Campi Macaé

Institucional

— registrado em:

Panorâmica campus Macaé

O campus Macaé do Instituto Federal Fluminense (antigo CEFET Campos) encontra-se às margens da Lagoa de Imboassica, uma localização contemplada com a proximidade de empresas e multinacionais ligadas ao setor petrolífero. Por sua referência em educação, a instituição atende à comunidade local e a municípios vizinhos.

Em 1987, a Prefeitura de Macaé doou o terreno de 51 mil m² e, após convênio firmado entre MEC/SETEC e a Petrobras, deu-se início à construção do prédio com total responsabilidade financeira dessa estatal. No dia 29 de julho de 1993, o prédio foi inaugurado e as atividades escolares iniciadas em 30 de agosto do mesmo ano.

Inicialmente, abrigou dois cursos técnicos integrados ao ensino médio, Eletrônica e Eletromecânica, com o total de duzentos e setenta alunos. Hoje, quinze anos depois, conta com cursos em vários níveis de ensino, além dos convênios e parcerias que visam à qualificação profissional na região.

Atualidade

O campus tem cerca de mil e quinhentos alunos matriculados. Oferece, com ingresso a partir de concurso público, Ensino Médio Integrado, Cursos Técnicos, Programa de Ensino para Jovens e Adultos – PROEJA, Curso Superior e Pós-Graduação. Dispõe de serviços de orientação e atendimento pedagógico e psicológico, serviço social, atendimento médico-odontológico e departamento cultural.

Os cursos técnicos oferecidos são os de Eletrônica, Eletromecânica, Automação Industrial, Informática e Segurança do Trabalho. De nível superior, a Engenharia de Controle e Automação Industrial. O PROEJA compreende o curso técnico em Eletrotécnica e é direcionado para quem possui o Ensino Fundamental completo.

Para as aulas práticas, os alunos são encaminhados aos laboratórios como os de Automação Industrial, Máquinas Elétricas, Pneumática Industrial, Instrumentação, Controle de Processos, Metrologia, Ajustagem e Soldagem. Além dos laboratórios de Física, Informática, Química e Biologia.

Na área de pós-graduação Stricto Sensu conta com o Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental, com as linhas de pesquisa nas áreas de Gestão Ambiental Participativa e Promoção da Sustentabilidade Regional. É destinado a profissionais, preferencialmente já inseridos no mercado, graduados em Engenharia, Cursos de Tecnologia, Ciências da Natureza e áreas correlatas.

A Instituição também oferece cursos na parte de extensão, através de convênios e parcerias.

Ações do documento